CliniBella.png
Trabalhamos para transformar vidas

15/09/2017

Você toma a pílula anticoncepcional da forma correta?

A pílula é como qualquer remédio, precisa ser tomada conforme as orientações médicas para fazer efeito.

 

1. Não tome pílula sem recomendação médica. A pílula tem diversas formulações e características, sem contar os efeitos colaterais, portanto sempre consulte um médico ginecologista antes de começar a tomar.

 

2. Respeite o horário. Tanto nas orientações descritas na bula, quanto por recomendação médica, a pílula deve ser tomada todos os dias no mesmo horário. Como a dosagem das pílulas é muito baixa, se ela não for tomada no horário correto o nível hormonal cai e ela passa a ter um funcionamento irregular.

 

3. Mas e se eu não conseguir tomar no horário exato em algum dia? Não se preocupe, o ideal é que esse atraso não ultrapasse 12 horas e que você não deixe de usar camisinha.

 

4. O que fazer se você ultrapassou o período das 12 horas? Nestes casos você deve tomar os dois comprimidos no dia seguinte, no horário que se lembrar, e continuar o uso no outro dia, tomando no horário que está habituada.

 

5. Tome cuidado com os medicamentos que podem interfeir no bom funcionamento da pílula. Leia sempre a bula para verificar se o medicamento que você está tomando concomitantemente com a pílula pode diminuir o efeito do contraceptivo.

 

6. Não abandone outros métodos de contracepção. O uso da camisinha não deve ser suspenso por você estar tomando pílula. O anticoncepcional só evita uma gravidez intencional, enquanto o preservativo também te protege das doenças sexualmente transmissíveis.

 

Ficou com alguma dúvida? Consulte um profissional ginecologista.

 

____________

franciane-poletto-obara.png

 

Dra. Franciane Poletto Obara

Ginecologista e Reprodução Humana

CRM/PR: 31112